Atividades

Dentre as atividades mais comuns, está o ensino universitário em disciplinas biomédicas, tais como Biofísica, Bioquímica, Genética, Histologia, Embriologia, Fisiologia, Farmacologia, Patologia, Imunologia, Microbiologia, Parasitologia etc. O trabalho nas indústrias biotecnológicas envolve a manipulação de enzimas, microrganismos e células, na produção de produtos biologicamente ativos, tais como enzimas, hormônios (insulina por exemplo), antibióticos, vitaminas, vacinas, soros, além de reagentes laboratoriais.

Os biomédicos também realizam testes para averiguação bioquímica e de microrganismos presentes nos alimentos. Na Reprodução Humana, realizam, entre outras atividades, o aconselhamento genético e a seleção de embriões que serão implantados na futura mãe. Nas análises ambientais, realizam análises físico-químicas, microbiológicas e parasitológicas de interesse para o saneamento do meio ambiente, incluídas as análises de água, ar e esgoto.


Os biomédicos especialistas em Biofísica, Imagenologia ou Radiologia trabalham em clínicas ou centros de diagnóstico por imagem realizando o preparo do paciente, elaborando o plano de irradiação, além de poder ser o responsável pelo controle de qualidade e radioproteção (de acordo com as normas da Comissão Nacional de Energia Nuclear - CNEN e Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA) e operar equipamentos de Ressonância Magnética, Tomografia Computadorizada, Medicina Nuclear, Radioterapia, entres outros.